quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sesc Teatro em Macaparana - PE -Peça: Assim me contaram assim vou conta...

TRAJETÓRIA DO ESPETÁCULO

* No Estado do Rio de Janeiro: - Centro Cultural Laurinda Santos Lobo; - Biblioteca Municipal Popular de Santa Teresa; - Lançamento da Biblioteca Municipal Popular de Paquetá - Projeto PAIXÃO DE LER 2010:   BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA ILHA DO GOVERNADOR  BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA PENHA - Livraria Saraiva:   Botafotogo Praia Shopping    Norte Shopping    Shopping Tijuca   New York Shopping - TEATRO GLAUCE ROCHA  Projeto aprovado na FUNARTE  VISÕES COLETIVAS - SESC DE BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO   * No Estado de Minas Gerais: - Livraria Saraiva do Shopping Independência- Juiz de Fora - MG
* No Estado de São Paulo: - Livraria Saraiva:   Center Norte Shopping  Shopping Osasco

* No Estado de Pernambuco: - Livraria Saraiva do Shopping Recife - Espaço MUDA  Temporada Março a Abril 2011 - Escola Parque - Colégio Santa Emília  - Escola Pernambucana de Circo “8º FESTIVAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE PERNAMBUCO MOSTRA NACIONAL” - Praça Pública de Porto de galinhas 8º FESTIVAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE PERNAMBUCO MOSTRA NACIONAL- POLO CIDADES TURÍSTICAS - Escola Pública da Ilha de Itamaracá 8º FESTIVAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE PERNAMBUCO MOSTRA NACIONAL- POLO CIDADES TURÍRTICAS - FIG (Festival de Inverno de Garanhuns) 2011 - Espaço MUDA - Teatro Joaquim Cardozo  Temporada junho de 2011 - Teatro Difusora Caruaru - Escola Arquepélago de Fernando de Noronha - Teatro Marco Camarotti- Temporada Setembro de 2011 - Galpão das Artes  Limoeiro  PE - Clube Municipal de Orobó PE - Clube Municipal de São Benedito do Sul  PE - Fenekids - 18° JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS- 2012 (com 6 indicações na categoria teatro para infância e juventude: Melhor ator, Melhor Atriz, Melhor Espetáculo, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção. Ganhando 3 prêmios: Ator, Atriz e Espetáculo). - LAGOA DO CARRO  Dentro da programação do PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL - SESC DE SÃO LOURENÇO DA MATA- MARÇO DE 2013; - MOSTRA INTERACIOAL DE TEATRO EM CARUARU- 2013

MELHORES FOTOS POR FABIANO D'ANGELO






NOSSA OFICINA DE FORMAÇÃO

OFICINA DESCOBERTA DO CLOWN PESSOAL - Ministrada por Márcio Fecher

A GOTA SERENA, apresenta a oficna para atores e não atores “A DESCOBERTA DO CLOWN PESSOAL”.

Por meio do jogo e de soluções de problemas, técnicas teatrais, disciplinas e convenções são absorvidas organicamente, naturalmente e sem esforço pelos alunos.

      “Os jogos teatrais reúnem duas características essenciais da vida em sociedade: possuem regras, como a sociedade possui leis, que são necessárias para que se realize, mas necessitam de liberdade criativa para que o jogo não se transforme em servil obediência. Sem regras não há jogo, sem liberdade não há vida.”(BOAL , 2005)

Justificativa
 A nossa proposta em apresentar esse projeto prende-se, entre tantos motivos, na importância do teatro na educação e na formação psíquica e social dos participantes.O jogo teatral pode ser aplicado em todas as áreas com a importância de sua força motivadora, que é a de criar o significado da existência humana. O jogo é reflexo do pensamento inconsciente baseado na experiência de cada um, cujo objetivo é a reprodução em forma simbólica das experiências não solucionadas da vida e a busca de soluções. O jogo permite, assim, o re-experimentar os acontecimentos e através da repetição ganhar o domínio sobre eles 
          A oficina “A DESCOBERTA DO CLOWN PESSOAL” é uma forma divertida de se ter o primeiro contato com o teatro, e produtiva, pois os jogos nos trazem grandes resultados. 

Objetivos
* Geral: - Possibilitar o contato dos jovens com o universo teatral;
* Específicos:
-Desenvolvimento dos sentidos e da sensibilização para uma maior percepção e  ampliação das habilidades individuais e coletivas; 
-Instigar a imaginação e a reflexão; 
-Incentivo à Leitura; -Incentivo à escrita;  
-Formação moral e ética; -Socialização entre os indivíduos relacionados e o meio. 

Disciplinas Abordadas
* Interpretação Aulas semanais voltadas para o trabalho do ator. Nestas aulas os alunos estarão em contato com os diversos aspectos que envolvem o processo de criação de uma personagem. Através dos exercícios estabelecidos o aluno/ator irá estabelecer com seus pares uma relação de trabalho, combinando sua imaginação criadora com a prática e a consciência na observação de regras de jogo. 
* Expressão Corporal Área de fundamental importância para o trabalho do ator desenvolvendo a capacidade corporal individual e coletiva dos alunos, assim como a resistência física, para uma maior consciência corporal. O foco é na expressão de um corpo em cena, que é comunicador de uma mensagem expressa pelo seu corpo e não pela palavra falada.
* Voz Serão executados exercícios de projeção, articulação vocal, aquecimento e vocalize para uma ampliação das capacidades vocais individuais, obtendo um melhor desempenho do ator em cena, e conseqüentemente em suas vidas.          
* Música O principal interesse desta oficina, é trabalhar a sensibilização musical dos alunos para um desenvolvimento voltado para a composição de músicas, a partir de várias temáticas. Uso de instrumentos musicais e exercícios de passo rítmico são alguns dos exercícios utilizados. 

Logística (Funcionamento do Projeto) 
-Espaço para a realização das aulas de Interpretação, música, voz, Expressão Corporal, Sala grande e arejada com CD Player. 

PROJETO DE NOSSO ESPETÁCULO







Sobre Nosso Trabalho

“ASSIM ME CONTARAM, ASSIM VOU CONTANDO com SEVERINO DA GOTA SERENA- “Eu, Euzinho mesmo!”,
 é um espetáculo popular apresentado pelo palhaço Severino da Gota Serena, interpretado por Márcio Fecher.

     A criação deste espetáculo vem fazer juízo à importância dos personagens da cultura popular Nordestina, o público identifica personagens e características reais da Cultura. A tradição oral dos menestreis da Idade Média, dos fabulosos personagens da Commedia Dell´Arte, juntamente com a poesia popular dos personagens da cultura Pernambucana, são reunidos neste espetáculo, que é apenas uma brincadeira popular, vívido pelo personagem SEVERINO DA GOTA SERENA. Todas as histórias são vivencidas em sua Tenda Ambulante.
      A proposta em apresentar o espetáculo prende-se, entre tantos motivos, à importância do contato da criança com a cultura popular. As identidades culturais, no caso a nordestina, são formadas e transformadas no interior de uma representação. Nossa nação é formadora de uma identidade, uma comunidade simbólica em um sistema de representação cultural. A poesia e a música popular é um modo de construir sentidos que influenciam e organizam as concepções que temos de nós mesmos.          Essas identidades, no caso do Nordeste brasileiro, estão embutidas em nossa língua e em nossos sistemas culturais, influenciadas pelas nossas diferenças étnicas, pelas desigualdades sociais e regionais, pelos desenvolvimentos históricos diferenciados, naquilo que denominamos “nosso povo”.

       Desta forma, “SEVERINO DA GOTA SERENA  Eu, Euzinho mesmo!”, representa uma parcela desta identidade cultural híbrida da contemporaneidade. Carrega consigo a poesia e a música de nossa cultura popular dentro do universo atual.