quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sobre Nosso Trabalho

“ASSIM ME CONTARAM, ASSIM VOU CONTANDO com SEVERINO DA GOTA SERENA- “Eu, Euzinho mesmo!”,
 é um espetáculo popular apresentado pelo palhaço Severino da Gota Serena, interpretado por Márcio Fecher.

     A criação deste espetáculo vem fazer juízo à importância dos personagens da cultura popular Nordestina, o público identifica personagens e características reais da Cultura. A tradição oral dos menestreis da Idade Média, dos fabulosos personagens da Commedia Dell´Arte, juntamente com a poesia popular dos personagens da cultura Pernambucana, são reunidos neste espetáculo, que é apenas uma brincadeira popular, vívido pelo personagem SEVERINO DA GOTA SERENA. Todas as histórias são vivencidas em sua Tenda Ambulante.
      A proposta em apresentar o espetáculo prende-se, entre tantos motivos, à importância do contato da criança com a cultura popular. As identidades culturais, no caso a nordestina, são formadas e transformadas no interior de uma representação. Nossa nação é formadora de uma identidade, uma comunidade simbólica em um sistema de representação cultural. A poesia e a música popular é um modo de construir sentidos que influenciam e organizam as concepções que temos de nós mesmos.          Essas identidades, no caso do Nordeste brasileiro, estão embutidas em nossa língua e em nossos sistemas culturais, influenciadas pelas nossas diferenças étnicas, pelas desigualdades sociais e regionais, pelos desenvolvimentos históricos diferenciados, naquilo que denominamos “nosso povo”.

       Desta forma, “SEVERINO DA GOTA SERENA  Eu, Euzinho mesmo!”, representa uma parcela desta identidade cultural híbrida da contemporaneidade. Carrega consigo a poesia e a música de nossa cultura popular dentro do universo atual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário